Sessão de Esclarecimento sobre o Combate à Vespa da Galha do Castanheiro e o Bichado da Nogueira

04 Junho 2021

A luta do município não é de agora, já vem desde 2015, e tem sido sempre feita com total disponibilidade e empenho, quer de meios humanos, quer financeiros, tendo já sido investidos mais de 150 mil euros. Para o edil, este é um investimento bem feito e deixou claro que, se houver necessidade, será reforçado, sempre de acordo com orientações técnicas e científicas.
Também foi aprovada uma candidatura que prevê um investimento de cerca de 1 milhão de euros, para ajudar no combate às doenças do castanheiro, que, apesar de ter sido feita em 2019, só foi aprovada recentemente.
O objetivo desta sessão era esclarecer as dúvidas que existem quanto a este tema, como: o que foi feito? Como foi feito? Onde foi feito? O que está previsto fazer e, se possível, como melhorar o combate a estas doenças?
Estiveram presentes Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Albino Bento, Professor do IPB, Abel Pereira, Presidente da Arborea, e Carlos Silva, Presidente da PRORURIS.