Município de Vinhais quadruplica oferta de Cabazes de Natal

22 Dezembro 2020

A época de Natal é considerada a mais bonita do ano, por todos os valores que representa e pelo simbolismo que lhe está associado. No entanto, e por diferentes circunstâncias, o Natal não é igual para todos. Anualmente, a Câmara Municipal de Vinhais em parceria com a Delegação de Vinhais da Cruz Vermelha Portuguesa e outros parceiros locais, aos quais se junta este ano a CLDS 4G-ESPAV, realiza a entrega de cabazes de Natal às famílias mais carenciadas do concelho, procurando proporcionar-lhes assim um Natal melhor.
Muito por força das dificuldades socioeconómicas que o país atravessa, acrescido da situação pandémica em que vivemos, o município entendeu que a referida oferta devia ser aumentada. O número de cabazes a atribuir é quatro vezes superior ao do ano anterior. São cerca de 500 pessoas que vão usufruir desta oferta, quando no ano transato foram 135 pessoas.
Esta medida solidária também permite apoiar a economia local, uma vez que todos os bens que fazem parte dos cabazes foram adquiridos no comércio local.
Embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam as famílias, o cabaz de Natal é uma forma de atenuar as dificuldades e de despertar os valores da paz, união, harmonia, partilha e solidariedade, tão simbólicos da época natalícia.
A autarquia tem demonstrado que sabe o que é a solidariedade construindo a coesão social diariamente, através de apoios diferenciados, mas todos eles vão ao encontro da melhoria das condições de vida das pessoas. No caso dos cabazes, proporcionam um Natal mais feliz às famílias que mais necessitam.