Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Rodas de Diálogo-Produzir e Consumir Local

P3730083 1 720 2500
29 Novembro 2019

O município de Vinhais fez uma candidatura ao projeto “AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”. Trata-se de projeto financiado no âmbito da medida 20.2.3. Assistência técnica RRN - Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.
Tem como objetivos, contribuir para a construção de conhecimento, formulação e elaboração de políticas públicas, mecanismos de governança e instituições adequadas, pois compreende que estas são fundamentais para a construção e consolidação de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA).
Este projeto é desenvolvido por uma parceria que integra a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local); a ATUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento); o Colégio F3 (Universidade de Lisboa); o Município de S. Pedro do Sul; o Município do Fundão e o Município de Vinhais. Tem ainda como parceiros de apoio a FAO, a Associação Nacional de Municípios e os Municípios de Idanha a Nova, Tavira e Torres Vedras.
Vão ser realizados diagnósticos nos 6 municípios envolvidos, que permitirão estimular a reflexão sobre boas práticas de políticas públicas locais com foco na promoção de CCA e sistemas alimentares sustentáveis.
Pretende-se que este seja um processo local participativo, envolvendo produtores/as, consumidores/as, entidades da Economia Social, Escolas e outros agentes, atores locais que auxiliem na identificação dos problemas e das oportunidades no nosso concelho a nível dos CCA.
Decorrente deste processo de diagnóstico será realizado um Guia “Políticas Públicas de Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, no âmbito do qual será apresentado um conjunto de boas práticas de Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal e um conjunto de recomendações para a melhoria e criação das políticas públicas associadas a estes temas.
A Roda de Diálogos em Vinhais aconteceu no dia 28 de novembro de 2019, no Centro Cultural Solar dos Condes.