Vinhais entre os quatro Melhores Municípios do Ano na categoria Norte (menos de 20.000 habitantes)

18 Novembro 2019

Vinhais entre os quatro melhores municípios do ano na categoria Norte (menos de 20.000 habitantes) dos Prémios Municípios do Ano Portugal 2019, realizados pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades.

A autarquia concorreu com o projeto “O Parque Biológico de Vinhais”, o maior ex-libris turístico do concelho de Vinhais. Conta com onze anos de existência e tem crescido ao longo do tempo, tanto no número de visitantes como de atrações. No último ano passaram pelo equipamento mais de 40 mil turistas, e, no ano corrente, está perto das 44 mil visitas, dados que mostram o aumento e superação de ano para ano.

Neste local de íntima comunhão com a natureza, os visitantes encontram a mostra de fauna e flora do Parque Natural de Montesinho, o Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas (CIRAP), Centro Micológico, Centro hípico, Núcleo do Lobo Ibérico e o Parque Aventura. Podem ainda pernoitar nas seguintes formas: bungalows, pod’s, parque de campismo e caravanismo. Os hóspedes têm a possibilidade de usufruir da piscina biológica.

A sexta edição dos “Prémios Municípios do Ano” contou com 51 candidaturas, estando nomeados projetos de 37 municípios, para nove categorias regionais, a categoria intermunicipal e para o grande prémio final. O concurso visa “reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”. A entrega dos diplomas realizou-se no Mosteiro de Arouca, na passada sexta-feira, 15 de novembro de 2019.