Município de Vinhais aplica taxa mínima de IMI

30 Setembro 2019

À semelhança daquilo que vem sendo feito, o Município de Vinhais tem procurado aliviar a carga fiscal dos seus munícipes, mantendo níveis reduzidos dos vários impostos de receita municipal.
Assim, a Assembleia Municipal de Vinhais aprovou por unanimidade, a proposta do executivo da Câmara Municipal de aplicar taxas reduzidas de Imposto Municipal de Imóveis (IMI) a aplicar em 2020. Deste modo, deliberou-se fixar a taxa do IMI em 0,8% para prédios rústicos e em 0,3% para os prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI (Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis).
Para além desta redução, a autarquia vai aplicar o IMI Familiar, que permite baixar os valores pagos pelas famílias entre 20€ para quem tem um dependente a cargo, 40€ para quem tem dois dependentes e 70€ para quem tem três ou mais dependentes. Este desconto é deduzido de forma automática no IMI, sendo as famílias sinalizadas através da declaração de IRS do ano anterior, onde é discriminado o número de dependentes.