Largada do parasitóide Torymus sinensis no concelho de Vinhais

24 Maio 2019

Em 2019, foram realizadas 170 largadas do parasitóide (Torymus sinensis), no concelho de Vinhais

No âmbito do combate à vespa das galhas do castanheiro, a Câmara Municipal de Vinhais, Arborea (Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana), Proruris E.M e o IPB (Instituto Politécnico de Bragança), estão a realizar largadas do parasitóide (Torymus sinensis), em várias freguesias do concelho de Vinhais. Estas, são realizadas num tempo específico da maturação do castanheiro e, por esse motivo, iniciaram em abril e terminam no final de maio.

Ontem, 22 de maio de 2019, foi realizada uma largada na zona de lomba, mais propriamente em Edral, área onde esta praga tem maior incidência. Estas largadas são um reforço às já realizadas no ano anterior e permitem limitar a progressão das vespas das galhas do castanheiro.

O parasitóide (Torymus sinensis) é o único meio de combate a esta praga, desta forma, as entidades envolvidas realizaram, em 2018, 52 largadas e neste ano, aumentou para 170.