Vinhais assina Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

25 Janeiro 2019
O Município de Vinhais assinou um Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), hoje, dia 25 de janeiro, numa cerimónia que decorreu em Mirandela e que contou com a presença da Secretária de Estado para a cidadania e a Igualdade, Dra. Rosa Monteiro.
A representar o município de Vinhais esteve o Vereador da Ação Social, Dr. Pedro Miranda, por parte da CIG, esteve o Delegado Regional da Delegação do Norte, Dr. Manuel Albano, sendo o protocolo homologado pela senhora Secretária de Estado.
Este protocolo visa a promoção, execução, monitorização e avaliação da implementação de medidas e ações que concorram para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), ao nível do Município.
Assim, vão ser desenvolvidas medidas e ações que promovam o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, rapazes e raparigas, não discriminação e não-violência, junto das populações, combatendo a discriminação em razão do sexo, bem como a discriminação que resulta da interseção de vários fatores de discriminação como a origem racial e étnica, a idade, a deficiência, a nacionalidade, orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, entre outros.
A ideia fundamental é que todos devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres, sejam homens ou mulheres, evitar a discriminação de género, fazendo a nossa sociedade mais justa, mais igualitária.
Vinhais é um município que trabalha para todos da mesma forma, que quer promover ainda a igualdade de género, sem qualquer tipo de discriminação.imagem