Autarquia propõe Apoio à Produção de Castanha no Concelho de Vinhais

18 Dezembro 2017
Decorreu no dia de ontem, 14 de dezembro, mais uma reunião da Câmara Municipal de Vinhais, onde foi apresentada pelo Presidente desse Órgão, Luís Fernandes, uma proposta que visa a aprovação imediata, por parte do Governo, de medidas compensatórias específicas para os produtores de castanha.
Vinhais foi pioneiro no pedido deste apoio ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, tendo em vista a minimização dos prejuízos resultantes da seca extrema e prolongada que se fez sentir, em particular nesta região. Tendo em conta o enorme valor que a castanha tem na economia deste concelho, havendo um grande número de produtores, o que se traduz em média em cerca de 15 mil toneladas/ano, número esse que tem vindo a ter um crescimento exponencial, pois o investimento no setor é cada vez maior, com novas plantações e formas de produção e colheita que a evolução também tem trazido. Estima-se que no presente ano, devido às condições climatéricas, tenha havido uma quebra de cerca de 50% na produção, o que significa um elevado prejuízo para os produtores, assim, a atribuição deste apoio é fundamental.
A proposta foi aprovada por unanimidade, e irá agora ser enviada às entidades competentes, a fim de alcançar o objetivo, o apoio que é devido aos produtores de castanha.