Autarcas e Responsáveis Institucionais de Vinhais visitaram explorações agrícolas e pecuárias de sucesso

04 Junho 2017
Nos dias 3 e 4 de junho, a Câmara Municipal de Vinhais organizou uma viagem com uma delegação de autarcas e de responsáveis institucionais do concelho, nomeadamente, das associações de agricultores.

O objetivo foi o conhecimento e a troca de experiências com outros produtores de explorações agrícolas e pecuárias do norte do país, com especial destaque para a produção hortícola, frutícola e a produção de raças autóctones, nomeadamente da raça serrana e raça bísara.

Plano de Viagem

Murça
Descrição: Casa Agrícola Cardoso Melim -Visita a uma exploração de cabras serranas.
Esta exploração com 230 cabras dedica-se à produção de leite para queijo de cabra transmontano com Denominação de Origem Protegida (DOP) e de cabrito que comercializa através da Cooperativa de Produtores de Cabrito de Raça Serrana (CAPRISSERRA).
Localização: Carvas, concelho de Murça.

Amarante
Descrição :Visita a uma exploração de Porco Bísaro em camping.
Joana Leitão Duarte, associada da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara (ANCSUB), é proprietária de uma exploração que abriu há 2 anos e que tem atualmente 64 porcas reprodutores inscritas no Livro Genealógico (LG).
As porcas estão divididas por lotes, em parques de maneio. A exploração destina-se à produção de leitão bísaro e o seu escoamento é feito através do restaurante “Filhos de Moura”, em Amarante.
Localização: Telões-Amarante.

Penafiel
Cooperativa Agrícola de Penafiel.
Descrição: Vamos conhecer o projeto “Da Nossa Terra”, um exemplo de um circuito curto de comercialização de produtos agroalimentares.

Visita a uma exploração de hortícolas, enquadrada no projeto “Da Nossa Terra”.
Descrição: Esta exploração dedica-se à produção de alfaces, pimentos, tomates e meloas.

Visita a uma exploração de Kiwis- Concelho de Penafiel
Pessoa responsável: Engª Maria José Mota.

Régua
Visita à Quinta de Marrocos e prova de vinhos
Descrição: Esta é uma das quintas mais antigas do Douro, onde a produção vitivinícola já se faz há mais de quatro gerações. Neste local, produzem-se alguns dos vinhos do Porto e do Douro.

Registo Fotográfico