Feira do Fumeiro apresentada em Braga

02 Fevereiro 2017
A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga foi hoje, quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017, palco da apresentação da 37.ª Feira do Fumeiro de Vinhais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, fez referência a uma feira que é uma montra gastronómica com elevado volume de negócios, de importância vital para a economia do concelho, existindo muito interesse das pessoas no aumento das produções. O edil frizou ainda o valor das parcerias com os transmontanos espalhados pelo país na estratégia de promoção da feira, agradecendo a disponibilidade da cedência do espaço para a apresentação do certame.
A coordenadora da Feira do Fumeiro, Carla Alves, explicou o trabalho realizado ao longo de todos estes anos na recuperação da raça bísara e no aumento da qualidade dos produtos. Apresentou o programa variado do evento, dando enfoque ao "Dia do porco bísaro", com o concurso e as jornadas técnicas sobre a raça.
Fez saber ainda a novidade desta edição, explicando que foi convidado "um chef vinhaense para fazer umas receitas adptadas a uma cozinha contemporânea, atrativa e de execução fácil que resultou em quatro receitas: brás de alheira, rocher de alheira, ovos mexidos com chouriça doce e migas de chouriço azedo com maça brava de Esmolfe", o objetivo principal deste desafio é "quebrar a sazonalidade do fumeiro podendo ser consumido ao longo do ano".
As apresentações do certame são fundamentais na política de promoção delineada para estes eventos, sendo que o minho se assume como uma região valiosa pela sua proximidade, trazendo a Vinhais muitos visitantes.