XI Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais

24 Outubro 2016
A XI Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais decorreu de 21 a 23 de outubro. Durante os três dias do certame cada visitante teve acesso a um programa vasto e diversificado, como as Jornadas Técnicas/Sessões de Esclarecimento, o Magusto no Maior Assador de Castanhas do Mundo (record do Guiness), os vários concursos (Mel, Castanha, Comilões de Castanha, Doçaria com Castanha, Cabra Preta de Montesinho), chegas de touros de raça mirandesa, passeios pedestres, Raid TT, passeio BTT, entre outros.
Para Américo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, a Rural Castanea é “uma homenagem aos agricultores, aos produtores, à economia da região e é um incentivo para que se continue a apostar forte naquilo que é o desenvolvimento rural do país.” Acrescentando que, esta demonstra “a importância que os produtos de montanha estão a ter hoje, no contexto nacional, em termos económicos.”
Apesar da castanha ser a rainha da festa, não é feita apenas dela. No Pavilhão Agroalimentar esteve uma amostra de tudo o que é comercializável no Nordeste Transmontano: queijos, licores, doçaria, cuscos de Vinhais, vinhos, mel, azeite, produtos agrícolas (castanha, abóboras, marmelos…), entre outros.
No Pavilhão do Castanheiro, para além das várias empresas ligadas à agricultura, esteve disponível um auditório onde decorreram as várias jornadas técnicas/sessões de esclarecimento, que decorreram durante os três dias de Rural Castanea. São exemplo disso, as jornadas de apicultura, a sessão de esclarecimento sobre a Reserva da Biosfera Transfronteiriça – Meseta Ibérica, as jornadas técnicas do castanheiro onde foram discutidos temas como “O combate da Vespa e Cancro do Castanheiro, no concelho de Vinhais”, “As potencialidades do souto”, “A vespa das galhas do castanheiro – Estratégias e Evolução”, a “Luta biológica contra o cancro do castanheiro em Vinhais” e as “Soluções para o castanheiro”.
No último dia da Festa da Castanha decorreu uma sessão de Sensibilização/Prevenção de Acidentes com máquinas agrícolas, onde estiveram presentes o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, Representante da Direção Geral de Agricultura e Pescas, Rui Sá, e quatro elementos da Guarda Nacional Republicana, José Rodrigues, Sandra Sá, Cláudia Costa e David Silva. Depois de uma breve apresentação dos vários tipos de acidentes e das formas de segurança que os agricultores devem ter em conta e aplicar, houve, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vinhais, um simulacro de acidentes com veículos agrícolas.
Na Rural Castanea estava ainda disponível um pavilhão com as raças autóctones de Trás-os-Montes, onde cada visitante teve contato direto com vários animais onde se destaca a Cabra Preta de Montesinho, raça que estava em vias de extinção e que o Parque Biológico de Vinhais em parceria com a ANCRAS – Associação Nacional da Cabra Serrana, a DGAV – Direção Geral da Alimentação e Veterinária, entre outras entidades envolvidas.
A animação musical foi constante com música tradicional portuguesa, gaiteiros, concertinas, entre outros e a animação musical noturna ficou a cargo de: Sol Fado, Urze de Lume, Los Muchachos e a fadista Ivone Soares.
O concelho de Vinhais produz anualmente 15/20 mil toneladas de castanha, representando, desta forma, um forte dinamizador económico a nível regional e nacional.