Município de Vinhais assina protocolo de cooperação de Apoio ao Emigrante

20 Julho 2016
Foi assinado ontem, 19 de julho, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Vinhais e a Direção – Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) que visa apoiar os cidadãos que pretendam emigrar; apoiar, incentivar e acompanhar cidadãos que regressem ao seu país de origem; garantir a divulgação dos seus direitos e deveres; entre outros.
A representar a DGACCP estava o Embaixador João Maria Cabral, na qualidade de Diretor. O Município de Vinhais fez-se representar pelo seu Presidente, Dr. Américo Pereira. Este protocolo contou ainda com a homologação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro.
A assinatura deste documento é de suma importância para Vinhais, dado que se trata de um concelho com elevado índice de emigração, mas onde esses mesmos emigrantes acabam por regressar, assim, esta parceria permite estimular um ambiente favorável aos investimentos e criação de emprego, o que se irá refletir no desenvolvimento local.
A cooperação entre o Município e o GAID (Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora), que tem por objetivo aproveitar o poder económico das comunidades portuguesas, de forma a proporcionar investimento na região, de modo a potenciar o seu desenvolvimento.