Visita de trabalho à Resíduos do Nordeste e Barragem Foz-Tua

16 Março 2016
No passado dia 16 de Março, o Executivo Camarário, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e os membros da Assembleia Municipal, a convite da Resíduos do Nordeste e da CAV (Centro de Acolhimento a Visitantes) que promove implementação do aproveitamento hidroelétrico de Foz Tua. A visita de carácter institucional teve lugar na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico da Resíduos do Nordeste bem como às obras da Barragem Foz Tua situada no concelho de Alijó - distrito de Vila Real (encontro da margem direita) e no concelho de Carrazeda de Ansiães - Distrito de Bragança (encontro da margem esquerda). A sua albufeira abrangerá ainda os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela.
A Resíduos do Nordeste, EIM, é constituída por treze municípios: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais. No total, estes municípios têm uma produção de resíduos estimada em 140 toneladas/dia.
Esta empresa faz a gestão dos contratos relativos aos serviços de recolha seletiva, indiferenciada de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana.
Assim, os visitantes puderam conhecer e compreender o processo de recolha e tratamento de Resíduos. Existe uma grande preocupação por parte da Resíduos do Nordeste com a sensibilização ambiental com ações preventivas e educacionais nas escolas e junto das populações.