Abertura Oficial da 36ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais

05 Fevereiro 2016

A abertura oficial da 36ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais realizou-se a 4 de fevereiro de 2016, presidida por Emídio Gomes, Presidente da CCDRN - Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte e Melchior Moreira, Presidente da Turismo Porto e Norte. Estiveram também presentes Júlia Rodrigues, deputada na Assembleia da República, adjunto do Diretor Nacional de Agricultura e Pescas do Norte, Secretariado Técnico da CAP, autarcas de vários locais do país, vereadores da Câmara Municipal de Vinhais, Presidentes de Junta do concelho de Vinhais, representantes da Assembleia de Freguesias, entre outras entidades civis, militares e religiosas.
Américo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, definiu a Feira do Fumeiro de Vinhais como sendo uma “feira de negócios mas também de promoção em termos de território e turismo”. Este certame é a “montra daquilo que se faz durante o ano todo, no concelho de Vinhais, mas também em algumas indústrias dos concelhos próximos”. Américo Pereira, no seu discurso, referiu ainda que esta feira, para além do fumeiro, tem a preocupação de apostar em outras atividades, como o Fórum Agrícola “A Terra e o Investimento”, que decorreu durante a tarde no Centro Cultural de Vinhais, onde, como orador levantou problemas como o caminho para diminuir a desertificação do interior. Na opinião do autarca, a solução passa “por potenciar algumas indústrias transformadoras ligadas ao sector agrícola, ligadas àquilo que se produz na própria região, fundos comunitários que ajudem o agricultor a ter orgulho naquilo que fazem”.
Melchior Moreira, Presidente da Turismo Porto e Norte, no seu discurso deu uma palavra especial aos produtores de fumeiro de Vinhais e da região, que “através da sua excelência” permite que todos os anos se realize este certame. “A agricultura e o turismo são essenciais hoje, para a visibilidade económica do país e da região”, referiu.