Reunião de Trabalho para definir estratégias para o combate às doenças do Castanheiro

15 Março 2024

A agricultura é um setor fundamental na economia do concelho de Vinhais e uma das bandeiras principais do executivo municipal. Tendo em conta as várias doenças que têm surgido no castanheiro, nos últimos anos, sendo a castanha o produto com maior rendimento económico do concelho, tudo tem sido feito pelo município para minimizar ou até erradicar essas doenças, através de protocolos de cooperação, apoios financeiros e logísticos, entre outros.

Apesar de todos os esforços já feitos, ainda não são suficientes e como tal, Luís Fernandes, presidente da Autarquia de Vinhais, solicitou uma reunião de trabalho às entidades ligadas ao castanheiro e ao estudo das suas doenças, como IPB (Instituto Politécnico de Bragança), o representante da Agricultura da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) Arborea e o Gabinete Técnico-Florestal da Câmara Municipal de Vinhais.

A reunião solicitada teve lugar ontem, dia 14 de março, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e teve como objetivo o debate de estratégias e soluções para o combate às doenças do Castanheiro.