Bolsas de Estudo: Investir no Futuro de Vinhais

20 Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Vinhais está comprometida em ser um suporte direto para os seus cidadãos, especialmente no que diz respeito à educação. Reconhecendo a importância do ensino como um direito universal, e consciente das dificuldades económicas enfrentadas por algumas famílias, a autarquia está empenhada em apoiar os estudantes que desejam prosseguir os seus estudos no ensino superior.

Em linha com esse compromisso, a Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 21 de dezembro de 2020, aprovou por unanimidade o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito aos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Vinhais. Este regulamento visa estabelecer um caminho claro para os estudantes que procuram apoio financeiro para continuar sua jornada educacional.

Conforme estipulado no artigo 6.º, n.º 1 do referido regulamento, o Presidente da Câmara determinará, por despacho, o período para apresentação de candidaturas às bolsas de estudo no início de cada ano civil. Desta forma, é com grande satisfação que anunciamos que o período para candidaturas às bolsas de estudo por insuficiência económica estará aberto de 21 de fevereiro a 15 de março de 2024.

A avaliação das candidaturas será realizada por um júri especialmente designado para esse fim pelo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais. Este será responsável por analisar as candidaturas, selecionar os candidatos que preencham os requisitos de admissão estabelecidos no regulamento e apresentar uma lista ordenada dos beneficiários das bolsas.

Este ano, por proposta do Sr. Presidente da Câmara e ao apoio unânime da Reunião de Câmara, o número de bolsas de estudo foi aumentado de 30 para 40. Além disso, as bolsas de mérito académico foram ampliadas para 5.

O executivo municipal está confiante de que estas medidas não aliviarão apenas o fardo financeiro sobre os estudantes e as suas famílias, mas também estimularão a excelência académica do concelho. Investir na educação é investir no futuro de Vinhais.