Investimento na Estrada Vinhais-Bragança reforçado em seis milhões de euros

12 Janeiro 2024

Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, participou hoje, dia 12 de janeiro, na Sessão de Assinatura das Adendas aos Contratos entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários finais, que teve lugar em Castelo Branco.

A estrada Vinhais Bragança, é uma das obras incluídas no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), na componente Ligações transfronteiriças - EN103. Vinhais / Bragança (variantes), e como tal o autarca marcou presença nesta cerimónia.

Estiveram também presentes Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, entre muitas outras entidades.

A Estrada nacional 103, assegura a ligação rodoviária de Vinhais, sede de concelho, à capital de distrito, Bragança, e ao IP4 (rede TEN-T).

O presente projeto insere-se na Euro-região Galiza-Norte de Portugal, localizada no noroeste da Península Ibérica, e composta por duas regiões nacionais (Galiza e Norte de Portugal).

O projeto visa a requalificação da via existente, com retificação de algumas curvas e a construção de pequenas variantes (como é o caso da Variante a Vila Verde, com uma extensão de 4km) correspondendo a 16% de via nova no total da intervenção.

Na reprogramação do PRR, e tal como definido agora na adenda ao contrato, o investimento da ligação Vinhais-Bragança teve um reforço financeiro dos anteriores 31 000 000,00 € para 36 646 200,76 €, trata-se de um reforço de quase 6 milhões de euros, o que não deixa dúvidas sobre a importância desta estrada, bem como da sua certa requalificação.

Esta é uma obra há muito esperada e desejada e que vai finalmente ser uma realidade.