Jornadas da Biodiversidade em Vinhais revelam potencial ambiental e económico

27 Novembro 2023

No passado dia 24 de novembro de 2023, Vinhais acolheu as Jornadas da Biodiversidade no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. O evento, que decorreu ao longo da tarde de sexta-feira, teve como propósito explorar as inúmeras potencialidades da natureza no concelho de Vinhais.

A sessão inaugural contou com a presença de Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, e Isabel Freitas, em representação da Diretora Regional do ICNF-Norte. Ambos inauguraram o evento destacando a importância de valorizar e preservar a rica biodiversidade local.

A professora Paula Alves, do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, apresentou brilhantemente o Clube de Ciência Viva "Montes de Ciência". Este tem como missão sensibilizar os alunos para a proteção e preservação do meio ambiente, promovendo a consciência ecológica desde tenra idade.

Ricardo Diegues, experiente técnico do Parque Biológico de Vinhais, partilhou a sua perspetiva sobre as potencialidades turísticas do concelho. Enfatizou as diversas atividades desportivas possíveis na natureza, destacando o pedestrianismo e os trilhos de interesse paisagístico, natural, cultural e histórico.

A investigadora Carla Pereira, do Instituto Politécnico de Bragança, revelou o projeto "Safe 2 Taste", que visa a produção e consumo sustentável de cogumelos de Montesinho, enriquecendo não apenas a biodiversidade, mas também a economia local.

Miguel Fernandes trouxe à luz as magníficas potencialidades do Parque Biológico de Vinhais, destacando as diversas atividades disponíveis. Por sua vez, Gonçalo Costa, da Bioinsight&Ecoa, partilhou o seu trabalho de campo com o Lobo Ibérico, enfatizando a importância da preservação e proteção dessa espécie no Parque Natural de Montesinho.

Foi ainda lançado o livro "Vinhais, por caminhos do Lobo", um catálogo fotográfico que narra a história do trabalho de proteção do lobo ibérico no Parque Natural de Montesinho, especialmente no concelho de Vinhais.

As Jornadas da Biodiversidade - A Desvendar o Potencial Natural de Vinhais encerraram com uma reflexão profunda sobre como alcançar o equilíbrio essencial entre a preservação do meio ambiente e a geração de riqueza para as gerações futuras, reforçando o compromisso com um futuro sustentável e harmonioso.