Caminho de Respeito- Marcha pelo Fim da Violência

24 Novembro 2023

Amanhã, 25 de novembro, comemora-se o Dia internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Assim e num gesto simbólico e de sensibilização, o Município de Vinhais em parceria com a Cruz Vermelha - Delegação de Vinhais e o NAV (Núcleo de Apoio à Vítima) de Bragança, organizou uma marcha pelo fim da Violência, que aconteceu hoje, dia 24 de novembro, entre o Adro do Seminário e o Largo do Arrabalde.

Nesta caminhada participou o executivo municipal, Presidente da Junta de Freguesia de Vinhais, Grupo de Teatro de Vinhais, Universidade Sénior, alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, com o apoio da GNR.

O objetivo deste dia é alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos e sensibilizar a sociedade de modo a que haja cada vez menos casos de violência doméstica.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica, sendo que até agora no ano de 2023 já foram assassinadas 25 mulheres vítimas de Violência Doméstica, em Portugal.