Município de Vinhais apoia doentes oncológicos

13 Novembro 2023

O apoio aos munícipes nas diferentes áreas do quotidiano social é uma das bandeiras mais importantes para o executivo municipal de Vinhais.

A doença oncológica é um dos maiores flagelos da sociedade, com um grande número de doentes e uma elevada taxa de mortalidade. Estes dados mostram bem que quem não está doente, conhece quem esteja, sejam familiares ou amigos, como tal é uma luta comum, que deve ser travada por todos.

Desde há muito se percebeu que uma das maiores ajudas que o município podia dar aos vinhaenses que enfrentam este problema era no transporte, pois os tratamentos e consultas são maioritariamente realizados no IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto, onde nem todos se podem deslocar seja por dificuldades económicas, logísticas ou porque simplesmente já não têm idade ou condições para conduzir ou pessoas que os possam levar. Sendo que o concelho de Vinhais não apresenta soluções ao nível dos transportes, o município entendeu que a solução passaria pela realização do transporte, dando preferência aos doentes, mas em que muitas vezes vão acompanhantes também, de maneira a que as pessoas se sintam mais confortáveis nestes momentos tão difíceis. Um transporte que atualmente é feito diariamente, em que são 88 munícipes a usar este serviço. O aumento significativo que se tem verificado quer no número de doentes, quer na frequência das viagens, ilustra bem a necessidade deste serviço, e o quanto se tem revelado fundamental.

O mais importante é mesmo a saúde e o bem-estar das pessoas, mas tendo em conta que se trata de uma autarquia, também é importante falar em números e em gastos, e este serviço ascende os 80 mil€ /ano

Além deste transporte, o município de Vinhais tem apoiado todas as iniciativas para angariação de fundos para prevenção e tratamento de doenças oncológicas, seja através de rastreios, caminhadas, donativos, apoio em peditórios, sendo que um parceiro fundamental tem sido a LPCC (Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Norte), que realiza anualmente um peditório a nível nacional para angariação de fundos para a mesma. Esta iniciativa solidária, tem como objetivo além da principal fonte de financiamento da LPCC, o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e familiares, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia. Este ano de 2023, o peditório realizou-se nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de novembro.

O nosso concelho é extenso e como tal, a LPCC em parceria com a Câmara Municipal de Vinhais e Juntas de Freguesia tem realizado o peditório em todo o concelho, o que é mais uma ajuda importante. Esta organização presta grande auxílio a muitos dos nossos munícipes, e como tal, foi também aprovado em reunião de Câmara um apoio financeiro de 500€ a atribuir à Liga Portuguesa Contra o Cancro.