Câmara Municipal de Vinhais aprova documento sobre a Quebra de Produção de Castanha

06 Novembro 2023

Na Reunião de Câmara, realizada no dia 31 de outubro de 2023, foi aprovado por unanimidade, um documento em que estão vertidas as graves consequências da quebra de produção de castanha no concelho de Vinhais, e em que são solicitadas medidas de apoio para os produtores afetados. Embora tal documento já tenha sido entregue durante a Feira da Castanha, que decorreu de 20 a 22 de outubro de 2023, aos membros do Governo presentes, como foi o caso da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, do Ministro da Economia, bem como, ao Diretor Regional Adjunto da Agricultura para o fazer chegar ao Ministério da Agricultura.

Na Reunião de Câmara foi novamente discutido e aprovado no sentido de ser enviado novamente a estas e outras entidades, para que esta seja uma situação devidamente ponderada, analisada e intervencionada para ajudar os produtores do concelho de Vinhais.

A Câmara Municipal não deixará por todos os meios de continuar a exigir que sejam tomadas medidas, tal como constam no documento, ou outras que as entidades competentes entendam para fazer face a este cenário de quebra de produção que se verifica em 2 anos consecutivos.

Dentro destas medidas e tendo em atenção que esta quebra de produção, se verifica também devido à presença de um fungo, afetando a qualidade e por consequência o preço, deve ser realizado um estudo, por parte do Ministério da Agricultura, para que sejam feitos tratamentos de mitigação em relação a esta doença, para que não venham a ser afetadas a produção do próximo ano. Este trabalho é de caráter urgente para haver uma informação, no sentido de quais os procedimentos que devem ser adotados para serem tratadas estas doenças.

Luís Fernandes, Presidente da autarquia vinhaense, garante que “não deixará de continuar a reivindicar estas medidas de apoio aos agricultores do concelho de Vinhais”.