Festas de Inverno no concelho de Vinhais já iniciaram

06 Novembro 2023

O concelho de Vinhais tem um património cultural muito rico sendo que é o único local do país onde se iniciam e encerram as Festas de Inverno. Começaram no sábado, 4 de novembro de 2023, com a Festa da Cabra e do Canhoto, na Capital da Cultura Celta – Cidões.

Esta tradição tem ligação às celebrações Celtas de Samhain que significavam o final do Verão e o início do Inverno, a abertura do portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Nessa noite a aldeia fica iluminada por uma gigantesca fogueira e todos se animam com atuações celtas e muito misticismo.

Teve início pelas 19h00 e do programa fizeram parte vários momentos como o “Ritual do Pôr-do-Sol e Ascensão da Lua”, o “Acendimento da Estrela Celta”, a “Queima do Cabrão” e a “Chegada do Diabo e o acendimento das 13 estrelas”. A noite foi animada pelo Teatro Filandorra, os Gaiteiros de Zido e Gaiteiros D’Onor. Os habitantes de Cidões receberam todos os que quiseram comer da Cabra (cozinhada em potes de ferro) e aquecerem-se ao Canhoto para “um ano de muita sorte ter!”

A Festa da Cabra e do Canhoto é organizada pela Associação Raízes de Cidões, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vinhais e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar de Peregrinos, Filandorra – Teatro do Nordeste e o Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais.