Município de Vinhais fornece refeições a alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo

21 Setembro 2023

A educação em Vinhais é um dos setores mais apoiados pelo executivo municipal, uma vez que é considerado como fundamental para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. A educação estuda muitas vezes o passado, vive o presente e prepara os “homens” do futuro.

Apoiar os alunos, significa apoiar também as famílias, o que se traduz na fixação de pessoas, objetivos importantes e fundamentais no desenvolvimento do concelho.

Uma das medidas de apoio à educação é o fornecimento dos pequenos-almoços e lanches da tarde a todos os alunos que frequentam os polos do 1º ciclo e pré-escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, bem como os almoços.

Os custos dos almoços do pré-escolar e do 1º ciclo são assim assegurados pelo município, com um custo de cerca de 80 mil euros/ ano, tal como os lanches e pequenos-almoços com um custo superior a 20 mil euros/ano.

De salientar que as refeições escolares resultam de um protocolo entre o município e o Agrupamento de Escolas, sendo que o município se responsabiliza pelo pagamento das despesas e o Agrupamento com a confeção, no caso dos polos de Rebordelo, Ervedosa, Agrochão, Penhas Juntas e Vilar de Lomba, a responsabilidade da confeção dos lanches é das Juntas de Freguesia respetivas e os almoços são confecionados pelas IPSS's locais

Este é um apoio fundamental às crianças e jovens do concelho, bem como das suas famílias.