Vinhais promoveu Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa com 60 exemplares

12 Agosto 2023

A Câmara Municipal de Vinhais e a PRORURIS E.M., em colaboração com a OOP-Vinhais, a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa e a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, organizaram o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa. Decorreu durante o dia de sábado, 12 de agosto de 2023, no Mercado de Gado de Vinhais.

Este concurso visa a apreciação da raça mirandesa, estimular e orientar os criadores na produção destes animais, valorizando a economia e o equilíbrio do espaço rural e à obtenção de produtos de elevada qualidade e genuinidade.

O concurso contou com 60 exemplares, divididos em 8 categorias: 1ª – Touros idade igual ou superior a 36 meses; 2ª – Novilhos de 20 a 36 meses; 3ª – Novilhos de 12 a 20 meses; 4ª – Vacas com mais de 5 anos; 5ª – Vacas entre os 3 e 5 anos; 6ª – Fêmeas entre os 2 e 3 anos; 7ª – Novilhos de 18 e 24 meses; 8ª – Novilhos de 12 e 18 meses e os prémios variavam entre os 50€ e os 200€.

No final da tarde, na Praça de Touros de Vinhais, decorreram as tradicionais chegas de touros de raça mirandesa.

Os melhores exemplares irão ao XXXII Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, que vai decorrer em Vinhais, de 25 a 27 de agosto de 2023.