Câmara Municipal de Vinhais apoia “ainda mais” a saúde no concelho de Vinhais

14 Abril 2023

Na Reunião de Câmara de 13 de abril de 2023, foram aprovadas duas propostas apresentadas pelo Presidente da autarquia, com o objetivo de apoiar e melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários. Assim, foi aprovado um Apoio Financeiro Para a Fixação de Médicos em Vinhais e o Apoio Financeiro a atribuir às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais, para o projeto “Mais saúde nas Freguesias do Concelho de Vinhais”.

Apoio Financeiro Para a Fixação de Médicos em Vinhais

Este apoio traduz-se num valor mensal de 200€, a atribuir aos médicos que exerçam ou venham a exercer as suas funções no Centro de Saúde de Vinhais. O executivo municipal, pretende atrair estes profissionais para o concelho e o valor será uma ajuda para o pagamento de despesas com arrendamento ou comparticipação no crédito à habitação, bem como, serviços básicos como luz, água, gás, internet e deslocações diárias.

A falta de médicos é um problema recorrente em todo o território português, com maior incidência no interior do país e Vinhais não é exceção. Esta medida financeira é uma das formas que o executivo municipal encontrou para enfrentar de maneira positiva estes desafios, proporcionando um ambiente favorável ao exercício da profissão, melhorando, desta forma, a prestação dos cuidados de saúde na região.

Para além deste apoio, a Câmara Municipal de Vinhais tem suportado as despesas de alojamento e alimentação de médicos que têm vindo fazer a Consulta Aberta no Centro de Saúde, sendo que tem acontecido de uma forma regular.

Apoio Financeiro para o projeto “Mais saúde nas Freguesias do Concelho de Vinhais”

Mantendo as políticas de proximidade, a autarquia aprovou um Apoio Financeiro a atribuir às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais, num valor de 150,00€/mensais, para a prestação de serviços de enfermagem e outros cuidados de saúde de que necessitem as populações.

A Câmara Municipal em colaboração com as Juntas e Uniões do Concelho de Vinhais pretendem apoiar e incentivar a melhoria da qualidade de vida, principalmente dos mais idosos e vulneráveis, potenciando a inclusão social.

Vinhais continua a estar na linha da frente no que diz respeito ao acesso a serviços de cuidados de saúde primários, garantindo o acesso geral e gratuito, independentemente das condições económicas da população, nas vertentes de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados de fim de vida.