Obras no valor de 17 mil euros foram inauguradas em Zido

08 Abril 2023

No dia 8 de abril de 2023, decorreu em Zido, a inauguração da Mostra Etnográfica do Ciclo do Pão, um local onde se pretende preservar, mostrar e ensinar todos os passos que eram necessários realizar, desde o moinho até ao forno a lenha, para ter um produto tão importante na alimentação transmontana, o pão.

Com a presença de Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Artur Marques, Vereador da autarquia, André Malheiro, Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Ossos, com toda a sua equipa e, Adelino Fernandes, ex-presidente da referida Junta fez-se o descerramento da placa.

Além desta, realizou-se ainda a inauguração da Requalificação da Fonte de Zido, um local que aviva a memória dos encontros que ali se faziam quer ao ir buscar água ou a lavar a roupa.

Além da presença da maior parte dos Presidentes de Junta e Uniões de Freguesias do concelho, a inauguração contou com toda a população local e muitas pessoas que por esta altura de Páscoa, regressam à terra para visitar amigos e familiares. Foi sem dúvida uma verdadeira "Visita Pascal" à aldeia de Zido.

Estas obras foram realizadas em colaboração com a Câmara Municipal de Vinhais, a Junta de Freguesia de Vilar de Ossos e o Grupo Cultural e Recreativo de São Tiago de Zido e tiveram um custo total de 17 mil euros.