Teatro Nacional D. Maria II esteve em Vinhais!

03 Abril 2023

O Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira, com uma programação que integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas — espetáculos, projetos de participação, atividades para o público escolar, eventos de pensamento e formação — e ainda uma exposição.

Em Vinhais, estiveram de 27 de março a 1 de abril de 2023 com diversas atividades para diferentes públicos.

TERMINAL (O ESTADO DO MUNDO), um projeto FORMIGA ATÓMICA

Foi apresentado durante a tarde do dia 1 de abril de 2023, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, o documentário em filme "Regresso ao Futuro", realizado em Vinhais (de 27 a 31 de março de 2023), produzido pela Formiga Atómica, uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura/ Direção Geral das Artes.

Este projeto pretende realizar uma profunda pesquisa no território, a partir de Mirandela e Vinhais, ao longo do ano de 2023, sobre as dimensões da geopolítica, da economia, da sociologia ou da demografia, sob a perspetiva de como a crise climática afeta a nossa compreensão do mundo, que se tem mantido relativamente estável ao longo dos últimos 50 anos.

Faz parte da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, que pretende levar atividade cultural a todas as regiões de Portugal Continental, Açores e Madeira, envolvendo as populações.

Ainda integrado nesta área, na tarde de 28 de março de 2023, entre as 14h00 e as 18h00 a Rádio Vinhais foi “ocupada” para transmitir uma programação sobre a sustentabilidade, questões climáticas, playlists de ecologistas e ativistas, conselhos práticos sobre como adotar hábitos mais sustentáveis, hora aberta para consultório climático, cientista com previsões para o século seguinte, momento de humor ecológico.

Esta estrutura é apoiada pelo Ministério da Cultura | Direcção-Geral das Artes.

LABORATÓRIO TEATRAL – DESCOBRI-QUÊ?

Destinado ao público escolar decorreu na quinta-feira, 30 de março de 2023, o Laboratório Teatral Descobri-Quê?, com coordenação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro, Joyce Souza e José Nunes.

Descobrir o quê? Descobrir quem? Quem descobriu quem? Quem descobre o quê? Como é possível descobrir e nomear uma coisa que já existia antes e tinha uma identidade própria?

Estas serão algumas das perguntas a explorar com os participantes nas atividades de formação paralelas ao espetáculo descobri-quê? Através do jogo teatral, explora-se a temática do espetáculo, promovendo o pensamento crítico em torno de um passado de invasão e saque e desmontando algumas ideias feitas sobre os "descobrimentos”.

ESPETÁCULO – DESCOBRI-QUÊ?

Com o mesmo mote, mas para o público em geral, o Centro Cultural de Vinhais recebeu, no dia 1 de abril de 2023, pelas 21h30, a peça de teatro “Descobri-quê?”, uma coprodução da Estrutura, Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Académico Gil Vicente.

No final do espetáculo houve um espaço de debate sobre os temas abordados.

Na manhã do dia 31 de março, o espetáculo foi apresentado aos alunos do 2º ciclo e à tarde ao 3º ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais.

A Estrutura é financiada pela Direção-Geral das Artes, e é uma das companhias residentes no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Campo Aberto do Teatro Municipal do Porto.