Iluminação LED no concelho de Vinhais

2015/10/28

A Câmara Municipal de Vinhais está a substituir a iluminação pública por lâmpadas LED (Light Emitting Diode), em quatro freguesias do concelho: Rebordelo, Moimenta, Ervedosa e Tuizelo, num total de 960 equipamentos. Permitindo uma redução dos custos de manutenção, maiores níveis de eficiência e é uma solução amiga do ambiente.
Este projeto é financiado pelo POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território e pela ADENE – Agência para a Energia, com um investimento de 205.075 mil €, que incluem os equipamentos, acessórios e instalação.
As lâmpadas LED permitem economizar entre 60% a 90% comparadas com as lâmpadas convencionais assim, com esta solução prevê-se uma poupança de 30.274,20€ anuais, reduzindo 267.676,4 kWh/ano.
Esta medida adotada pela autarquia é amiga do ambiente, visto que estas lâmpadas, não emitem radiação UV e quanto às emissões de CO2 (Dióxido de Carbono) prevê-se uma redução de 125,8 ton/ano, o que melhora a qualidade de vida da população.
A iluminação LED para além de apresentar maior durabilidade e comodidade na gestão da iluminação pública, permite uma maior segurança, devido à sua cor mais apurada.

Notícias: