APRESENTAÇÃO DO LIVRO “REENCONTRO”, DE JOÃO DIEGUES

2015/12/03

“O Reencontro” é o segundo livro de João Diegues que foi apresentado durante a tarde de ontem, 3 de dezembro, no Centro Cultural de Vinhais, por Roberto Afonso, vereador da Cultura do Município de Vinhais e Rita Pires, pintora e escritora vinhaense.

O jovem escritor e músico é natural de Paçó, freguesia de Vinhais, que descobriu o amor pela escrita aos 17 anos, numa fase menos positiva da sua vida, onde precisou de uma forma de libertar os seus pensamentos. Por esse motivo começou a escrever poesia, editando em 2013 o livro de poemas “Caminhos de Primavera”. Este ano, editou o romance “O Reencontro” que, segundo o autor, é uma homenagem ao avô, que é o seu porto de abrigo e que por esse motivo pretende eternizá-lo numa obra escrita.

Rita Pires referiu que este livro “sublinha o amor entre dois seres que se perderam e se reencontraram nos confins do mundo e das suas almas” que lhe fez pensar que “as poéticas da vida, nem sempre se traduzem em palavras de grande ou muito elevada beleza literária e eloquência verbal, antes sim em singularidades emocionais e vivenciais de gestos e vidas simples”. Acrescentando que “O Reencontro” é de fácil “entendimento e compreensão”, acessível a todos os que “amam a leitura e a escrita”.

Roberto Afonso, vereador da Cultura do Município de Vinhais enalteceu o trabalho do autor, referindo que é um excelente exemplo para todos, pois “sendo ele tão novo e já com uma obra tão importante, com dois livros” já editados, um terceiro a ser elaborado e um disco que sairá brevemente. A Câmara Municipal de Vinhais, dentro das suas possibilidades e dificuldades, apoiou os projetos musicais e literários do jovem vinhaense.

João Diegues decidiu doar 20% do valor das vendas do dia a uma instituição de solidariedade social do concelho de Vinhais, escolhida pelos presentes. A contemplada foi a Vinhais Solidária – Associação de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais que conseguiu 25 votos.