Reunião entre organização e produtores selecionados da Feira do Fumeiro

2015/01/23

A 35ª Edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, que irá decorrer de 5 a 8 de fevereiro, promete continuar a ser um dos maiores eventos de Trás os Montes. Neste certame que tem como tema central o Porco Bísaro e o Fumeiro de Vinhais, não podemos descuidar a qualidade, que ano após ano tem caracterizado estes produtos.

É extremamente importante que todos acompanhem as novas exigências nacionais e comunitárias, desde a produção até à comercialização destes produtos, para que durante a Feira tudo decorra da melhor forma.

Assim, uma vez mais, a Comissão Técnica, composta por técnicos da Câmara Municipal de Vinhais e da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, promoveu, durante a manhã do dia 23 de Janeiro uma sessão de formação e de preparação para a Feira do Fumeiro de Vinhais, destinada a todos os produtores selecionados.

Nesta ação com componente formativa e informativa pudemos contar com a presença do Professor Doutor Luís Patarata da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro que fez uma apresentação muito elucidativa sobre “Segurança sanitária em enchidos tradicionais portugueses”. Esta componente formativa foi complementada com a apresentação das “Novas Regras de Aprovação de Estabelecimentos Industriais em Casas Particulares” pela Dra. Márcia Canado, Médica Veterinária da ANCSUB. Para finalizar esta sessão, a Eng.ª Carla Alves, coordenadora da ANCSUB e da Feira do Fumeiro de Vinhais, relembrou a todos os participantes o conjunto de requisitos que todos devem cumprir para participar neste certame, para que este seja mais um sucesso a juntar aos 34 anteriores.