Município de Vinhais aprova Moção contra a falta de caixas multibanco no concelho de Vinhais

2023/08/29

O Município de Vinhais aprovou ontem, dia 28 de agosto, em reunião de Câmara, uma Moção contra a falta de caixas multibanco no concelho de Vinhas.

Esta moção surge depois de ser conhecido o estudo do Banco de Portugal que avalia a cobertura da rede de acesso a numerário em Portugal, em 2022, e em que este Concelho é mais uma vez “prejudicado”. O estudo conclui que a quase totalidade da população (99%) dispõe de um ponto de acesso a menos de 5 km de distância (em linha reta) da freguesia de residência e das 3092 freguesias, menos de 50 estão localizadas a uma distância superior a 10 km de um balcão ou de um CA. No entanto, esta não é a realidade do nosso concelho, dado que não existem caixas multibanco na maior parte das freguesias apenas em duas das vinte e seis, e a distância a percorrer entre o extremo de uma freguesia e um ponto de acesso é de 25 km.

Tendo em conta as condições demográficas do nosso concelho e a importância que o numerário em papel continua a ter para a maioria das pessoas, o município de Vinhais pretende com a moção que sejam colocadas caixas multibanco, sobretudo nas freguesias mais distantes dos pontos de acesso, aumentando assim a qualidade de vida das populações e os meios de acesso aos mais idosos.

Exige-se assim uma maior responsabilidade do Banco de Portugal para minimizar as consequências negativas deste estudo, tomando medidas para suprimir tão graves falhas.