Município de Vinhais renova apoio a juntas e uniões de freguesia no valor de 300 mil euros

2023/03/08

Em abril de 2022 foi aprovado em reunião de Câmara atribuir um apoio financeiro às juntas e uniões de freguesia do concelho de Vinhais, no valor de 300 mil euros, com período de vigência de um ano, para a concretização das competências que lhe foram atribuídas como consequência da lei que prevê a transferência de competências para as autarquias locais e entidades intermunicipais.

No caso, essas competências são a gestão e manutenção de espaços verdes, bem como a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros.

Assim, e tendo em contas as necessidades permanentes das juntas, foi ontem, 7 de março, aprovado em reunião de Câmara, renovar este protocolo de colaboração entre o município de Vinhais e as Freguesias, com o mesmo valor e pelo mesmo período.

Esta verba será transferida durante o ano de 2023 e tem como objetivo ajudar as Juntas de Freguesia a vários níveis, principalmente nas limpezas, quer dos meios urbanos, quer dos caminhos rurais e também como medida preventiva no combate aos incêndios.

Este apoio é um importante reforço às 26 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais, contudo importa salientar que significa mais um esforço financeiro do município que tudo faz e continua a fazer para dar seguimento à sua principal estratégia, ajudar as pessoas.