Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do PNM

12 Abril 2022

Decorreu hoje, dia 12 de abril, pelas 15h00, no Centro Cultural de Vinhais, a Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho. Esteve presente o presidente da Cm Vinhais, Luís Fernandes; da CM Bragança e Presidente da Comissão de Cogestão do PNM, Hernâni Dias, Hernâni Dias; Jorge Dias, em representação da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento; e a Técnica do Modelo de Cogestão do PNM, Márcia Moreno.
Luís Fernandes, na sessão de abertura frisou a disponibilidade em aceitar este modelo de cogestão, assim como também as Juntas de Freguesias inseridas no PNM deveriam fazer parte deste processo. Este desafio de cogestão deve ter a possibilidade da tomada de decisão por parte dos autarcas que integram este território e deve ter como missão a ajuda das populações, entendendo quais as suas reais dificuldades e as oportunidades. Referiu ainda, a necessidade da alteração do plano de ordenamento do PNM, para que possa contribuir para o desenvolvimento das atividades locais, numa perspetiva de promoção ambiental, económica e social.
Nesta sessão foi apresentada a Comissão de Cogestão, o Conselho Estratégico (CE), a sua missão, visão, as Dinâmicas das áreas protegidas, objetivos e modelos de cogestão aplicado nesta área protegida.

Esta Comissão de Cogestão do PNM é um órgão próprio do modelo de cogestão, que funciona junto da área protegida, com funções de natureza operativa.
Comissão é constituída e integra os representantes das seguintes entidades:

a) O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausências, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais;
b) O Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo Chefe de Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Norte;
c) Um representante do Instituto Politécnico de Bragança;
d) Um representante de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas, designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente; e)
Um Representante da AZIMUTE — Associação de Desporto de Aventura, Juventude e Ambiente;
f) Um representante da ARBOREA — Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana;
g) Um representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.