A Via da Prata- O Caminho de Santiago por Vinhais

31 Maio 2021

A Via da Prata é um antigo caminho comercial Romano que ligava o Sul com o Norte de Espanha, entre Guijón (Sevilha) e Astorga. O Caminho Português da Via da Prata - variante Transmontana dos Caminhos de Santiago é a alternativa à travessia da Sanábria.
É um percurso conhecido internacionalmente e que foi integrado no mapa dos Caminhos de Santiago - Primeiro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa em 1987.
O Projeto de Valorização do Caminho Português da Via da Prata, com investimento total de 365,958.04€ é financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”. A candidatura foi promovida pelos Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, parceiros de acordo com o contrato de parceria assinado em Bragança a 19 de janeiro de 2018.
Este trabalho veio garantir as condições de segurança, de forma a que o peregrino possa usufruir da variante transmontana, numa extensão de 80km – Quintanilha a Segirei.
O Projeto para a região Transmontana, visa assegurar o mesmo grau de desenvolvimento e qualidade oferecendo os serviços básicos de apoio ao peregrino e dotar este território interior e de baixa densidade populacional, de novos atrativos e atividades que pudessem potenciar o turismo e o desenvolvimento económico. Veio fomentar mecanismos de cooperação e gestão do troço da Via, entre Municípios Portugueses e representa um contributo real para a coesão territorial e desenvolvimento do interior do país.
Ao Município de Vinhais, individualmente, correspondeu um valor de investimento total de aproximadamente 138.000€, dos quais cerca de metade destinados à construção do Albergue de Vinhais, localizado nas antigas cavalariças do edifício do Centro Cultural dos Condes de Vinhais, bem no centro da Vila.
Para além do valor da obra, a candidatura permite ainda, entre outras, as seguintes atividades:

• Aquisição, marcação e colocação de sinalética específica e homogénea e, acondicionamento de piso da parte do caminho dentro do concelho de Vinhais;
  • Produção de conteúdos informativos e promocionais para disponibilização ao turi-peregrino e captação de eventuais mercados potenciais;
  • Mobiliário e equipamento para o Albergue;

A inauguração deste percurso foi inserida nas comemorações do Feriado Municipal de Vinhais, dividida em três etapas, nos dias 15, 22 e 29 de maio.