Centro de Vacinação COVID-19 de Vinhais

dji_0330
dji_0337
2021/03/30

O Centro de Vacinação Covid-19, instalado pelo Município de Vinhais no Pavilhão Multiusos, já está preparado para receber as pessoas para serem vacinadas, sendo que serão chamadas tendo em conta as prioridades definidas pelas entidades competentes.
De salientar que o referido Centro já foi vistoriado pela Autoridade de Saúde, que após uma inspeção cuidada deu autorização para que comece a funcionar já na próxima semana, uma vez que cumpre todas as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde.
O Centro de Vacinação conta com uma sala de Receção/Admissão, para encaminhamento dos utentes, à entrada do Pavilhão; uma sala de Espera (pré-vacinação), onde existe um local para aguardarem a sua vez, com condições para acolher, igualmente, pessoas com mobilidade reduzida; três Salas Individuais de Vacinação, com todas as condições necessárias ao ato de vacinação e garantia de privacidade; uma sala de Vigilância (pós-vacinação), onde os utentes já vacinados serão acompanhados pelos profissionais de saúde pelo período de 30 minutos e Instalações Sanitárias, com acesso a partir das salas de espera e de vigilância.
Existem ainda áreas técnicas específicas para a preparação das vacinas, zonas onde os profissionais de saúde podem usar para descanso ou refeições e ainda um espaço para ajudar as pessoas quando forem necessários cuidados de saúde.
Esta é mais uma forma que o município tem para combater a pandemia que tem assolado o mundo, permitindo um espaço maior para a vacinação, dotado de todas as condições, para um serviço seguro, controlado para quem vacina e para quem é vacinado.
A Câmara Municipal de Vinhais, em articulação com as Juntas e Uniões das Freguesias do concelho e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, tem assegurado e vai continuar a assegurar o transporte dos utentes que dele necessitam.
O Centro de Vacinação é um investimento que já passa os 30 mil euros.