Comunicado nº6: Reabertura dos serviços municipais

04 Maio 2020

Na sequência do decretamento do Estado de Calamidade em todo o território nacional, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, bem como da publicação do Decreto-Lei n.º 20/2020, de 01 de maio, que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19, por forma a assegurar a reposição - ainda que gradual e lenta - da normalidade possível,

O Município de Vinhais informa que:

• Os serviços municipais já retomaram o atendimento presencial.

Porém, face à situação excecional que o país ainda atravessa, os atendimentos serão realizados através de marcação prévia, apelando-se a todos os cidadãos que evitem a deslocação aos serviços municipais, embora estes se encontrem em funcionamento, pelo que devem ser procurados, apenas, em situações urgentes e impreteríveis, devendo privilegiar-se o contacto telefónico: 273 770 300 ou email: gab.crise@cm-vinhais.pt.

O Município de Vinhais assegura que serão adotadas as devidas medidas de segurança que protejam de igual forma, quer os cidadãos que necessitam dos nossos serviços, quer os trabalhadores municipais, tendo sido instalados em todos os serviços, divisórias protetoras em acrílico, bem como todos os trabalhadores que fazem atendimento ao público usarão máscara de proteção.

Não obstante estas decisões, todos os cidadãos que pretendam entrar nos edifícios municipais terão obrigatoriamente que usar máscara ou viseira, sendo que, na eventualidade de não disporem da mesma, esta será fornecida pelos serviços municipais, assim como terão que cumprir as regras de distanciamento social e higiene das mãos.

Também por motivos de proteção de saúde dos cidadãos e dos trabalhadores municipais, serão adotadas novas regras de acesso e atendimento nos serviços municipais, com controlo na entrada do edifício dos Paços do Concelho, devendo permanecer no interior do mesmo, apenas 1 (uma) pessoa de cada vez.

O Município de Vinhais determina ainda:

• A reabertura do Parque Verde, devendo os utilizadores cumprir todas as normas determinadas pela Direção Geral de Saúde, designadamente através das medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória.

Mais se informa que se mantém encerrados todos os equipamentos culturais (Centro Cultural de Vinhais, Casa da Vila e Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro), Parque Biológico de Vinhais, todas as instalações sanitárias públicas, cemitérios, parques infantis, complexos desportivos, piscinas municipais e outros equipamentos de lazer, até ao dia 18 de maio, altura em que será reavaliada a situação epidemiológica.

Face ao atual contexto da doença COVID-19, agradece-se a compreensão e colaboração de todos os cidadãos no cumprimento das regras definidas para o atendimento nos serviços municipais, reiterando-se o apelo a toda a população em geral, que adotem um comportamento sereno e responsável, observando-se as recomendações das autoridades de saúde, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos, designadamente através das medidas distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória.

Vinhais, 04 de maio de 2020

O Presidente da Câmara Municipal,