Covid 19 - Comunicado nº5 - RENOVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA

20 Abril 2020

Tendo em atenção a reunião da Comissão de Proteção Civil Distrital, realizada no dia 20 de abril de 2020, deliberou-se manter o Plano Municipal de Emergência ativo, com efeitos a partir das 00:00 horas do dia 20 de abril.

Esta decisão foi tomada em consequência do Estado de Emergência decretado por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, com a respetiva aprovação da Assembleia da República, bem como, a possibilidade de poder utilizar todos os meios que a Proteção Civil Municipal precise para combater esta pandemia. Importa ainda referir que nos encontramos numa fase em que vários casos positivos têm surgido no concelho e importa dispor de todos os meios que permitam ajudar nesta situação.

Assim, no Lar da Santa Casa da Misericórdia e, após a realização de testes a todos os utentes e funcionários, foram retirados os utentes que testaram positivo e foi realizada uma desinfeção às instalações, conforme as orientações emanadas pela Autoridade de Saúde, cumprindo todos os procedimentos que foram transmitidos.

Também na localidade de Penhas Juntas, no Bairro da Formiga, e depois de um morador ter dado positivo, foram realizados testes a todos os moradores. Todos os procedimentos a realizar posteriormente, em função dos resultados dos testes, serão articulados com a Autoridade de Saúde e todas as forças que pertencem à Proteção Civil.

Como medidas complementares às que têm sido tomadas ao longo do tempo que dura esta Pandemia importa referir as seguintes:

• Colocação de gel desinfetante em todos os multibancos da sede do concelho;
  • Em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Afonso III e, tendo em atenção o ensino à distância que irá decorrer neste 3º período, foi implementado um serviço de entrega e recolha de material pedagógico, para que todos os alunos tenham acesso a todo o tipo de informação fundamental para o processo de aprendizagem;
  • Ao nível do apoio aos lares do concelho foi adjudicado, pela Câmara Municipal de Vinhais, a uma empresa da especialidade, a recolha, durante o período de 3 meses, dos resíduos produzidos nestas instituições e que não podem ser depositados nos contentores do "lixo normal".

Com o evoluir desta situação epidemiológica, outras medidas, em várias áreas, poderão ser tomadas.

Mais uma vez, apela-se a todos para manterem um comportamento preventivo, respeitando todas as recomendações das autoridades de saúde.

Só se cada um de nós ajudar é possível ultrapassar estes momentos difíceis e únicos.

O Presidente da Câmara Municipal,

ASSINATURA LUÍS FERNANDES