-
Visite Vinhais
-
O que fazer
-
Feira do Fumeiro
- 37.ª Feira do Fumeiro 2017
37.ª Feira do Fumeiro 2017

A Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981. Destaca-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.
Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.
-
Convite do Senhor Presidente da Câmara
Convite
...Venham todos!
É já no segundo fim-de-semana de fevereiro. Não que seja preciso recordar, mas simplesmente porque nunca é demais falar na FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS.
Pela sua importância económica e gastronómica, pelo seu encanto e singularidade, pelo que representa para nós e para todos aqueles que conhecem e praticam o bom gosto, Vinhais é um exemplo de tradição requintada.
Ano após ano, este certame cresce, afirma-se, cativa, movimenta-se.
Milhares visitam-nos. Multidões, curiosos, turistas, comerciantes, amigos, conterrâneos…Portugueses (e também estrangeiros) não perdem a oportunidade de vir até Vinhais.
Mais uma vez vamos estar à altura. Garanto.
Mais uma vez vamos saber receber, estar e oferecer.
Por isso mesmo é com enorme prazer que vos comunico,
…. Venham todos
Américo Pereira,
Presidente da Câmara Municipal de Vinhais -
Material Gráfico
-
Como Chegar?
-
Pedidos de Participação
-
Press Release
Fumeiro gera negócio de seis milhões em Vinhais e objetivo é aumentar a comercialização.A organização da Feira do Fumeiro de Vinhais está apostada em aumentar os negócios gerados em torno deste produto e um dos caminhos é a diversificação da utilização do Fumeiro na cozinha moderna.
De 9 a 12 de fevereiro Vinhais volta a ser palco do maior evento gastronómico do Norte do país. Mais de 70 mil visitantes passam anualmente por este certame, onde são vendidas perto de cinco toneladas de fumeiro certificado.
A certificação, que é garantia de rigoroso controlo e qualidade, associada ao saber-fazer secular, à carne de porco de raça Bísara e ao inconfundível sabor do Fumeiro de Vinhais, são as razões do sucesso deste produto, em torno do qual se gera, anualmente, um volume de negócios na ordem dos seis milhões de euros (na venda direta do Fumeiro de Vinhais e na economia associada ao setor).
O negócio que efetivamente acontece é gerador de uma procura crescente deste evento. Este ano marcam presença perto de meio milhar de expositores, sendo que mais de 100 foram excluídos unicamente por falta de espaço físico e impossibilidade de alargamento.
Mesmo não existindo a possibilidade de alargamento do espaço os promotores da Feira do Fumeiro, uma vez mais, tiveram a preocupação de reorganização a Feira, garantindo maior conforto ao visitante e dando mais visibilidade ao Fumeiro, aos produtos Gourmet (produtos regionais de elevada qualidade) e também à cozinha.
A cozinha é, alias, a grande novidade deste ano. Ao longo do certame um chefe de cozinha, Óscar Gonçalves, vai realizar diversas sessões para mostrar às pessoas novas formas de confecionar o fumeiro. A ideia é garantir e respeitar a qualidade e o sabor tradicional mas introduzir alguma inovação na sua utilização e confeção até a pensar numa cozinha mais prática e esteticamente mais agradável e atractiva.
“Rocher de Alheira de Vinhais”, inovação e qualidade
Um dos produtos a apresentar nestas sessões de showcooking é o “Rocher de Alheira de Vinhais”. Uma criação do chefe Óscar Gonçalves, que usa na confecção produtos regionais diversos, mas que tem como ingrediente principal a Alheira de Vinhais (IGP). A marca está em processo de registo e vai ser propriedade da Associação de Criadores de Suínos de Raça Bísara, já detentora das marcas de certificação de todos os produtos de Fumeiro de Vinhais (Salpicão de Vinhais (IGP), Chouriça de carne de Vinhais (IGP), Alheira de Vinhais (IGP), Butelo de Vinhais (IGP), Chouriço Azedo de Vinhais (IGP), Chouriça doce de Vinhais (IGP) e Presunto de Vinhais (IGP)).
O “Rocher de Alheira de Vinhais” é um bombom de alheira com recheio de castanha, coberto com amêndoa e “banhado a ouro”.
Receita:
Com uma ganache de castanha, faz-se um ponto de açúcar e adiciona-se um pouco de erva-doce e puré de castanha, este é trabalhado e fazem-se pequenas bolas que vão rechear a alheira.
A alheira de Vinhais IGP (Indicação Geográfica Protegida) é preparada previamente, retirando-se a pele e os excessos de gordura. Depois fazem-se bolas uniformes de mais ou menos 20 gramas que são recheadas com a ganache de castanha.
Por fora faz-se um carapinado com castanha de Vinhais, amêndoa da região, um pouco de arroz frito e pinta-se com ouro comestível.
Jornadas Técnicas do Porco Bísaro e Concurso Nacional da Raça Bísara
A grande diferenciação do Fumeiro de Vinhais é a utilização de uma matéria-prima de excelência – a carne de porco Bísaro, raça autóctone portuguesa.
Durante a Feira do Fumeiro, o dia 10 (sexta-feira) será dedicado à valorização e promoção de PORCO BÍSARO. Esta raça, que já esteve praticamente extinta, conseguiu recuperar e hoje, segundo dados da Associação Nacional de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB), o efectivo reprodutor é de cerca 5800 fêmeas e 600 machos, espalhados por 200 explorações, situadas principalmente nas regiões de Trás-os-Montes, Minho e Beiras
Esta recuperação ficou em muito a dever-se à certificação e valorização do Fumeiro de Vinhais mas também à formação, ao incentivo e ao apoio que foi dado aos produtores.
Por essa razão as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro, assim como o Concurso Nacional de Suínos de Raça Bísara, fazem parte do Programa da Feira do Fumeiro e servem de estímulo para todos os criadores da raça e transformadores de Fumeiro de Vinhais.
Animação
A Feira do Fumeiro de Vinhais há muito que afirmou também a sua forte componente de Festa, garantindo um cartaz arrojado, que ajuda na atração de visitantes. Em 2017 os artistas em destaque são Raquel Tavares e os D.A.M.A, com espectáculos dirigidos a um público heterogéneo.
A música tradicional, com grupos da terra, marca sempre presença, atuando em diversos horários ao longo dos quatro dias da Feira do Fumeiro.
Como também já vem sendo habitual, associa-se à Festa um programa de televisão, desta vez é o Somos Portugal, da TVI, que para além de promover a Feira do Fumeiro e todo o concelho de Vinhais, trás os próprios artistas, que asseguram um espectáculo muito diversificado e com muita animação. O Somos Portugal é transmitido em direto no dia 12 de fevereiro, domingo, a partir daas 14h00.
O espaço conta também como tasquinhas e bares, que permitem ao visitante almoçar, jantar ou simplesmente petiscar pela Feira do Fumeiro, provando no local o melhor da gastronomia da região.
EXPOSITORES:
Pavilhão do Fumeiro - 1800 m2 - 70 produtores
Espaço Gourmet - 900 m2 - 60 produtores
Tasquinhas / Bares - 1100 m2 - 8 tasquinhas e 12 bares
Artesanato e Empresas - 1500 m2 - 90 expositores
Espectáculos - 800 m2 - 5 bares
Máquinas Agrícolas - 1800 m2 - 12 expositores
Programa TVI - 600 m2
Feirantes de rua: 200
Total de expositores na área coberta: 257
Total de expositores: 457
Total de área coberta: 6.700 m2
Área total de exposição: 25 450 m2
-
Programa
Dia 9 – quinta-feira
14h00 – Abertura da Feira e dos Espaços de Exposição e Venda:
Pavilhão do Fumeiro;
Espaço Gourmet;
Restaurantes e Tasquinhas;
Pavilhão do Artesanato e Empresas;
Exposição de Máquinas Agrícolas;
15h00 – Fórum Agrícola – “Fiscalização, Normas Ambientais e Ordenamento do Território”
18h00 – Cerimónia Oficial de Inauguração da 37.ª Feira do FumeiroDia 10 – sexta-feira - Dia do Porco Bísaro
09h30 – Jornadas Técnicas do Porco Bísaro
14h30 – Apresentação do Livro "Todos os Nomes de Nossa Senhora",
de Virgílio do Vale (Local: Centro Cultural de Vinhais)
15h30 – Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara
16h30 – Demonstração de Corte de Presunto (Chef Vítor de Oliveira)
17h00 – Abertura da Exposição de Suínos da Raça Bísara
18h00 – Demonstração Culinária com Fumeiro de Vinhais (Chef Óscar Geadas)
19h00 – Demonstração de Corte de Presunto (Chef Vítor de Oliveira)
21h30 - Programa "A TORTO E A DIREITO" (em direto) - Rádio Brigantia
22h00 – Concerto com RAQUEL TAVARESDia 11 – sábado
11h30 - Passeios de Charrete
15h00 – Chegas de Touros de Raça Mirandesa
15h00 - Demonstração de Corte de Presunto (Chef Vítor de Oliveira)
15h30 – Concurso do Melhor Salpicão
16h00 – Provas Comentadas de Vinhos de Trás-os-Montes
16h30 – Demonstração de Culinária com Fumeiro de Vinhais (Chef Óscar)
19h00 - Demonstração de Corte de Presunto (Chef Vítor de Oliveira)
22h00 – Concerto com DAMA
00h00 – Animação Musical com DJ Carolina TorresDia 12 – domingo
10h00 – Passeio Equestre
11h00 - Demonstração Culinária com Fumeiro de Vinhais (Chef Óscar Geadas)
12h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios
14h00 – Programa da TVI – Somos Portugal
15h30 – Demonstração Equestre
16h30 – Demonstração Culinária com Fumeiro de Vinhais (Chef Óscar Geadas)
17h00 – Passeios de Charrete
17h30 – Apresentação do fabrico artesanal dos Cuscos de VinhaisHorários
Pavilhão do Fumeiro e Espaço Gourmet
Dia 9 14h00 às 19h00
Dia 10, 11 e 12 10h00 às 20h00
Pavilhão do Artesanato/Empresas e Instituições
Dia 9 14h00 às 20h00
Dia 10 e 11 10h00 às 24h00
Dia 12 10h00 às 20h00 -
Regulamentos