Apresentação do livro 'Rituais com Máscara - Vinhais'

08 Dezembro 2018

O 8º volume da coleção “Rituais com Máscara - Vinhais” foi apresentado no sábado, 8 de dezembro de 2018, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, com a presença de Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Hélder Ferreira, Presidente da direção da Progestur (entidade responsável pela coleção "Rituais com Máscara"), Artur Marques, Chefe de Gabinete da CMV e Rui Madureira, coautor.

Este volume é dedicado às Festas de Inverno do concelho de Vinhais e pretende "realçar o valor destas tradições ancestrais na vida das populações e potenciar este património cultural, imaterial e identitário."

Vinhais tem um património cultural riquíssimo, relativamente a tradições que envolvem a máscara enquanto manifestação cultural e de grande interesse.

Esta obra literária dá a conhecer a visão sociológica, mais contemporânea da máscara e do seu uso. Revela o que é a Festa e de que forma é vivida pela população e pretende "transmitir os sons, as cores, os cheiros, as emoções e a importância destes rituais nas comunidades que as mantêm, mas também enquanto presença da memória coletiva, parte da identidade nacional."