Centro Cultural de Vinhais recebe exposição 'Memórias do Salto'

30 Novembro 2018
A Câmara Municipal de Vinhais inaugurou, na sexta-feira, 30 de novembro de 2018, a exposição “Memórias do Salto - Emigração Clandestina no Estado Novo em Trás-os-Montes”, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. Estiveram presentes Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Artur Marques, Vereador da Cultura da CMV, Élia Cordeiro da Associação dos Amigos do Museu do Abade de Baçal e testemunhos de emigrantes do concelho de Vinhais.
Esta exposição é o resultado de um projeto de “mediação patrimonial que visa valorizar, salvaguardar, registar e divulgar as memórias dos portugueses oriundos do nordeste transmontano, que emigraram de forma ilegal para França entre 1954 e 1974”. Reúne as memórias de emigrantes (de vários locais do distrito, incluindo Vinhais), passadores, guardas-fiscais, elementos da PIDE, entre outros.
O projeto foi desenvolvido pela Associação dos Amigos do Museu do Abade de Baçal em parceria com o Museu do Abade de Baçal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A exposição estará patente ao público até 27 de janeiro de 2019.