Um Sucesso chamado Rural Castanea

21 Outubro 2018
O balanço da XIII Edição da Festa da Castanha de Vinhais é muito positivo. São treze anos a contar uma história de sucesso, com um crescimento exponencial e muito significativo, de elevada importância para o concelho de Vinhais e para toda a região.
Foi um fim-de-semana de festa e muita animação, com milhares de pessoas a visitar esta vila transmontana, que é a capital do Fumeiro, mas também um dos maiores produtores de castanha, com cerca de 15 mil toneladas por ano. A Rural Castanea contou com 60 stands no pavilhão da Castanha e cerca de 120 expositores/Espaços no exterior (Tasquinhas, Máquinas Agrícolas, entre outros).
Estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Festa da Castanha, tal como a forte divulgação em todos os meios de Comunicação.
Nas palavras do Presidente da Câmara, Luís Fernandes, “A Castanha e o fumeiro são os produtos de excelência desta terra, mas aquele que tem mais importância a nível económico é a castanha, o produto consagrado nesta festa.”
A Abertura oficial da Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais, sexta-feira, dia 19, contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Luís Fernandes, Presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, Dr. Horácio Afonso, vereadores do município de Vinhais, Presidentes de Junta do concelho de Vinhais, representantes da Assembleia de freguesias, autarcas de vários locais do distrito, entre outras entidades civis, militares e religiosas. O Ministro da Educação, iniciou o seu discurso dizendo que era “com muito gosto que se encontrava numa terra como Vinhais e que observa a força desta gente, a pujança da economia e o que aqui acontece, como as instituições locais, as pequenas empresas e todos os que se unem para marcar presença em eventos como este, dizendo a todos: Nós podemos.” Tiago Brandão Rodrigues frisou ainda a importância de “concelhos como Vinhais, concelhos do interior que mostram a centralidade, que dizem ao resto do país e da europa que Vinhais conta e a castanha de Vinhais conta, que os produtos endógenos são uma força.”
O maior assador de castanhas do mundo não parou durante os três dias, assando deliciosas castanhas, que são oferecidas a todos os nossos visitantes.
Para além do magusto permanente, o certame reúne várias empresas ligadas ao sector, produtos ligados à castanha, mercado de colheitas de outono, vinhos, gastronomia associada à castanha, artesanato, e, claro, muita animação e espetáculos musicais, como a noite de sábado em que Quim Barreiros subiu ao palco, recebido com casa cheia.
A Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana – ARBOREA organiza anualmente as Jornadas Técnicas do Castanheiro, com o objetivo de esclarecer e aconselhar os agricultores sobre os vários problemas que enfrentam com o cultivo do castanheiro.
Para além destas, realizam-se as Jornadas Técnicas de Apicultura, que têm como objetivo auxiliar os produtores de mel, elucidando-os sobre problemas que possam surgir e na resolução dos mesmos.