Jornadas Micológicas decorreram no Parque Biológico de Vinhais

27 Novembro 2017
Decorreram, durante o fim-de-semana (de 24 a 26 de novembro de 2017), as Jornadas Micológicas, no Parque Biológico de Vinhais.
O principal objetivo desta atividade é sensibilizar e valorizar os recursos micológicos de Vinhais, assim como, da sua utilidade a diferentes níveis (gastronomia e/ou medicinal).
Estas contaram com saídas de campo para recolha e identificação das espécies, com duas palestras “Normas de apanha de cogumelos e sustentabilidade do recurso micológico” e “Os cogumelos como alimento: micogastronomia” ambas realizadas pela Professora Marisa Castro e o workshop de cozinha de cogumelos, com degustação, pelo Dr. Francisco Xavier.
Durante a tarde de sábado, 25 de novembro, foi apresentado o livro “Cogumelos nas Terras de Miranda: aproveitamento sustentável”, da autoria de Marisa Castro e ilustrações de Alexandra Skinner. Estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Martinho Martins, a diretora do Parque Biológico de Vinhais, Carla Alves, a autora e o presidente honorário da Associação Pantorra, Francisco Xavier.
Este livro é mais um instrumento pedagógico, de linguagem simples, em que as pessoas podem usar para aprender mais sobre cogumelos, mas também, para tirar ideias acerca do seu potencial, por exemplo, a nível do turismo micológico.
A organização das Jornadas Micológicas ficou a cargo da Câmara Municipal de Vinhais, o Grupo Mixológico Galego “Luís Freire” e do Parque Biológico de Vinhais.