Abertura Oficial da 37ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais

09 Fevereiro 2017

A abertura oficial da 37ª Feira do Fumeiro de Vinhais realizou-se a 9 de fevereiro de 2017, presidida por Dr. Fernando Freire, Presidente da CCDRN - Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte. Estavam ainda o Dr. Fernando Bernardo, Diretor Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), a Dra. Graça Mariano, Subdiretora da DGAV, Dr. Pedro Portugal Gaspar, Diretor Geral da ASAE, Dr. Fernando Pereira, subdiretor da ASAE, Melchior Moreira, Presidente da Turismo Porto e Norte, Presidentes de Câmaras do distrito, Presidentes de Junta do concelho de Vinhais, representantes da Assembleia de Freguesias, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

Américo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, referiu que o pavilhão do fumeiro é “um mega museu dos fumeiros das terras de Vinhais”. O certame é “uma montra de produtos” e que “as empresas e pessoas que participam no certame não trabalham somente para estes quatro dias, trabalham todo o ano” acrescentando que são “são mais de trezentos postos de trabalho diretos”. O edil frisou ainda que “a importância e a dinâmica económica da Feira do Fumeiro de Vinhais nota-se pelos quatrocentos expositores instalados na feira (com recusa de cerca de cem); na hotelaria lotada (em Vinhais e em terras limítrofes) e no empenho em melhorar este certame, ano após ano”.

Fernando Freire, Presidente da CCDRN - Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte, destacou a importância “de fazer parte da história da Capital do Fumeiro”. Frisou “que é importante que o país perceba que existe uma dinâmica local, gente a fazer coisas e a trabalhar o ano inteiro, para que estes certames sejam um momento de exibição do seu trabalho”.

Tem assim início mais uma Feira do Fumeiro, onde a qualidade é reflexo do maior e melhor certame de gastronomia da região norte de Portugal.