Vinhais um exemplo no apoio aos produtores de suínos

22 Novembro 2016
Foi assim que a Dra. Margarida Bairrão, Coordenadora Nacional do PCEDA (Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujesky), da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) se referiu a Vinhais, como sendo um Concelho exemplar na implementação do referido Plano.
Durante a Sessão de Esclarecimento promovida pela FPAS (Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores) que decorreu ontem no Centro Cultural de Vinhais, este foi um dos temas abordados e de acordo com as informações da DGAV, Vinhais já ultrapassou o objetivo nacional do PDEDA, que é ter mais de 80% das explorações com estatuto sanitário A4, porque neste momento mais de 90% das explorações do concelho são já A4 (indemne à doença de Aujesky), enquanto que a média nacional é de 36%.
Estes resultados só foram possíveis graças a um enorme esforço da Câmara Municipal de Vinhais, que em protocolo estabelecido com a OPP Vinhais e a ANCSUB está a apoiar financeiramente a execução deste Plano.