'Empreender + tec' foi apresentado em Vinhais

2019/04/16
Decorreu durante a manhã de hoje, 16 de abril de 2019, a sessão de apresentação do projeto “Empreender + tec”, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. Esta contou com a presença de Martinho Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Alex Rodrigues – Bigantia Ecopark.
O projeto pretende “promover o espírito empreendedor de índole tecnológico na região NUTS III das Terras de Trás-os-Montes. Pretende-se que a criação de empresas de base tecnológica sirva de veículo para a dinamização da economia regional, utilizando ativos locais, nomeadamente estruturas já instaladas e “know-how” existente nas instituições locais”.
Durante a sessão foram abordados os principais desafios das startups portuguesas, como o financiamento/investimento, modelos de negócio, os mercados, a captação e fixação de talentos, entre outros.
Umas das soluções apontadas para fazer face às adversidades que os empreendedores, principalmente os do interior, enfrentam passará pelo marketing digital e, consequentemente, o e-commerce.
De seguida, foi apresentada a “Plataforma integrada de suporte ao empreendedorismo às autarquias CIM-TTM”. Esta, terá a função de ajudar os empreendedores a realizarem um plano de negócio com acompanhamento profissional. Os dois temas foram abordados por Patricia Teixeira e Marta Xavier da BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação.
Este projeto é da responsabilidade do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro Brigantia EcoPark (PCT TMAD Brigantia-EcoPark), e Associação Empresarial do Distrito de Bragança (NERBA).