ENCONTRO INTERNACIONAL DE FOGO CONTROLADO REALIZOU-SE HOJE EM VINHAIS

2019/02/19

O Encontro Internacional de Fogo Controlado realizou-se hoje, 19 de fevereiro de 2019, com a presença do Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil, Eng. Artur Neves e do Senhor Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel Freitas, o qual tem como principal objetivo a troca de experiências entre instituições ligadas à Proteção Civil e ao combate de incêndios.

Estiveram presentes 40 participantes, de nacionalidade portuguesa, espanhola, inglesa e italiana.

A Força Especial de Bombeiros (FEB) participou com o seu grupo de análise e uso do fogo, grupo que tem 35 operacionais. Os GRAF “Grup de Recolzament a les Actuacions Forestals” é um grupo espanhol (Catalunha), com larga experiência em contexto de análise de incêndios e uso de fogo técnico, na perspetiva da prevenção e da supressão, contribuindo ativamente para a elaboração de planos de defesa da floresta contra incêndios.

A ação de Fogo Controlado pretende a redução de combustíveis e consequente diminuição do risco de incêndio em áreas compostas por matos densos; redução de matos para renovação de zonas de pastoreio e a diminuição do risco de incêndio através da redução de combustíveis em salvaguarda de povoamentos florestais nas áreas confinantes.

As entidades que participaram nesta ação foram: Bombeiros Voluntários de Vinhais; Guarda Nacional Republicana/Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro; Força Especial de Bombeiros; Equipa de Sapadores; Serviço Municipal de Proteção Civil de Vinhais; Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta; Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança-ANPC e União das Freguesias de Sobreiró de Baixo e Alvaredos.