Maio, mês do município de Vinhais

2017/05/16
A 20 de maio de 1253, Vinhais recebia o 1º Foral, pelas mãos do Rei D. Afonso III, em Santo Estêvão de Chaves. Este ano, de forma a assinalar os 764 anos sobre a data de tão importante documento, a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) elaborou um programa cultural variado e atrativo, que será apresentado de seguida.

Fernando Pereira vai subir ao palco do Centro Cultural de Vinhais (CCV), a 18 de maio de 2017, pelas 21H30, com o espetáculo “Lord of the Voices – Um senhor espetáculo”. Fernando Pereira é cantor e ator profissional, considerado como um fenómeno de entretenimento, que imita e canta as mais diferentes estrelas nacionais e internacionais.

No dia seguinte (sexta-feira, 19 de maio de 2017), pelas 14H30, Luís Vale irá apresentar o livro “Apurriar” (2007/2017), a compilação dos textos de uma década. À noite, será a vez de Tiago Pereira que, após o sucesso da série da RTP2 “O Povo que ainda canta”, irá mostrar o livro seguindo-se o espetáculo musical “Vinhais - O Povo que ainda canta”.

No Feriado Municipal, sábado, 20 de maio, pelas 10H00, será hasteada a bandeira, seguindo-se a Cerimónia de Distinção Honorífica (Salão Nobre da CMV).

Na sala do relógio, do CCV, será inaugurada (pelas 11H30) a exposição “De Nada”, de Ana Fernandes, que estará patente ao público até 27 de julho. A tarde será dedicada ao desporto com o 4º Torneio do Foral – Futebol de 7 e o Torneio de Jogos Tradicionais. À noite, a humorista Ana Bola subirá ao palco do CCV com a comédia “Ana Bola – Sem filtro”.

No domingo, decorrerá o lançamento do livro “Igrejas e Capelas - Vinhais”, no CCV, seguindo-se a Cerimónia de Reconhecimento Público.

À noite, pelas 21H30, será apresentada a peça de teatro “Variações sobre o Teorema de Clinto e as vantagens de uma espiga ao sol” encenada pelo Grupo de Teatro S. João Bosco, com a organização da Pastoral da Cultura – Diocese de Bragança - Miranda.