Fumeiro de Vinhais viajou para Braga

2016/01/29

A 36ª Feira do Fumeiro de Vinhais foi apresentada, ontem, 28 de janeiro, na Sede da Casa Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Braga, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, Coordenadora da Feira do Fumeiro de Vinhais, Carla Alves e pelo Presidente da Direção da Casa Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro, Correia Vaz.
Para Correia Vaz, chegar à 36ª edição de Feira do Fumeiro é sinónimo de mérito e muito trabalho, em diversos níveis, como a “preservação da raça Bísara”, a matéria-prima que proporciona a alta qualidade dos produtos que Vinhais apresenta. O Presidente da Direção da Casa Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro referiu que para a qualidade contribuiu ainda a “experiência acumulada”, a alimentação e acompanhamento da criação da raça Bísara e o “fabrico segundo regras” apertadas o que garantem “produtos de altíssima qualidade”.
Segundo Luís Fernandes a Feira do Fumeiro de Vinhais é a grande festa do concelho, é “aquela em que todos os vinhaenses fazem questão de ir, pela importância que ela tem”. Para o Vice-Presidente da Câmara a principal característica do fumeiro de Vinhais é a qualidade que vem do trabalho, a que a Certificação veio dar maior enfâse. Trabalho esse realizado pelo Município de Vinhais em conjunto com a ANCSUB – Associação Nacional de Criadores de Raça Bísara.
A coordenadora da Feira do Fumeiro de Vinhais, Carla Alves, explicou como é que é feita a seleção dos produtores que vão expor fumeiro no certame. A seleção é rigorosa e “extremamente exigente” que permite garantir que haverá “um pavilhão de fumeiro perfeitamente genuíno e de qualidade”.