Aviso de Tempo Frio - Medidas de Prevenção, Autoproteção e Aviso

COMUNICADO N.º 001/2017
Emite-se para os próximos dias aviso de Tempo Frio
Entre as 00:00 UTC 30.11.2017 e as 09:00 UTC 04.12.2017

Na sequência da informação atualizada e disponibilizada por MINISTÉRIO DO MAR - INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA,I.P., prevê-se a ocorrência de Persistência de valores baixos da temperatura mínima, durante os próximos dias em todo o concelho de Vinhais.
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
  • Descida de temperatura mínima para valores a rondar os -4ºC;
  • Intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;
  • Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos;
  • Piso rodoviário escorregadio devido a acumulação de geada e formação de gelo.

Necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas.

Assim, informamos a população, que a Câmara Municipal no âmbito das suas competências de Proteção Civil, está a colocar Salgema nas estradas do concelho, para minimizar os efeitos do gelo e geada, no entanto recomenda-se à população a tomada das necessárias medidas de autoproteção, nomeadamente uma condução segura. A colocação de Salgema não evita que em determinadas situações o piso não se mantenha escorregadio.

Solicita-se ainda especial atenção aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento ao desenvolvimento da situação.