Conselho do Povo Transmontano em Vinhais

2015/11/21

Realizou-se, no passado sábado, 21 de novembro, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais o 2º Conselho do Povo Transmontano “Áreas Protegidas, Cidadania, Desenvolvimento e Cooperação Transfronteiriça” organizado pelo Movimento DART – Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes e pela ADASEC - Associação para o Desenvolvimento Social e Económico de Varge.
A sessão de abertura ficou a cargo de António Tiza – Membro da DART, Berta Nunes – Presidente da Câmara de Alfândega da Fé e do ZASNET - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Américo Pereira – Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Luís Gonçalves – Presidente da Junta de Freguesia de Vinhais.
O 2º Conselho do Povo Transmontano contou com dois painéis: “O homem e a natureza – Enquadramento Teórico e Problematização” e “Políticas Ambientais: Que avaliação?”. No primeiro as apresentações centraram-se em temas como a ecologia integral, por Pe. Fernando Rodrigues, “A participação da população no plano de ação da Reserva da Biosfera, Meseta Ibérica”, por Helena Videira, “A abordagem dos 36 anos de implementação do Parque Natural de Montesinho”, por Lionel Guedes e “El patrimonio antropológico en la Raya: ¿protección e integración?”, por Arsénio Dacosta.
No que diz respeito ao segundo painel, Lois Ladra apresentou “O Reino Maravilhoso visto por um antropólogo residente no Douro Transmontano”, Nuno Martins trouxe “Palombar – Pela preservação da natureza e do património rural” e Carlos Abreu apresentou “A raia que nos une e a inevitabilidade da cooperação.”
Estas sessões tiveram início em Varge, no dia 6 deste mês e terminarão a 20 de maio em Bragança, havendo ainda outras reuniões intercalares. Estes conselhos pretendem debater os problemas atuais na gestão dos parques naturais, em especial do Parque Natural de Montesinho e surgiram da necessidade de haver um debate sério e substancial que envolvesse toda a sociedade civil, a fim de delinear e analisar as vantagens dos parques naturais, a preservação da natureza e a importância da biodiversidade.
A par do 2º Conselho do Povo Transmontano, ficaram expostos no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais os espantalhos que foram ao concurso “Espantalharte”, subordinado ao tema: “Espanta Pragas do Século XXI” organizado pelo Movimento DART.

• imagem